top of page

Os tipos e modelos de panelas. Escolha a sua!

As panelas são um dos principais utensílios da cozinha e por isso mesmo existem diversos modelos e materiais para que, na hora de cozinhar, tudo seja mais fácil, rápido e prazeroso.

Confira os tipos de panelas, as principais características e qual se encaixa melhor no que você precisa.



As panelas de alumínio são ideais para dourar carnes. Na hora de lavar, evite usar a esponja, pois ela pode soltar alumínio e alterar o gosto dos alimentos. Prefira desgrudar os resíduos colocando água e detergente na panela e leve ao fogo. Espere ferver e lave com água corrente.



As panelas de inox são consideradas excelentes, isso porque ela possui uma ótima distribuição de calor e pode ser usado no preparo de qualquer alimento. Quando for fazer fritura, fique atenta, pois o óleo pode aquecer demais e deixar a comida passar do ponto. Para lavar, use a esponja do lado macio e se tiver dificuldades de retirar o que ficou grudado, use a tática da água com detergente e fogo brando.



As panelas de teflon, também conhecidas como antiaderente, são conhecidas por não deixar o alimento grudar, além de reduzir em quase 50% a utilização do óleo. Para conservar o teflon, a dica é não usar garfos e facas na panela, que pode riscar e perder suas características. Prefira objetos de plástico ou madeira para mexer a comida e na hora de lavar, use somente uma bucha macia com detergente.



As panelas de vidro temperado são muito higiênicas e não acumula resíduos. Ela esquenta rapidamente e é ideal para frituras. Sua desvantagem está em não distribuir com eficiência o calor, que leva os alimentos a grudarem ou passarem do ponto.


As panelas esmaltadas também são conhecidas como as panelas coloridas, pois possuem uma camada esmaltada na cobertura. Essa camada colorida extra, não prejudica a saúde e nem altera o sabor do alimento, porém prejudica a distribuição do calor. A dica é não usá-la para frituras e nem longos cozimentos.


As panelas de ferro são as mais antigas e só foram substituídas pelas panelas de alumínio. Elas conservam e distribuem melhor o calor e não alteram o sabor dos alimentos. Para lavar, prefira o sabão neutro ao detergente, para evitar que os poros da superfície do ferro retenham resíduos de detergente.


Agora que você já sabe as características de cada modelo, escolha a que melhor se encaixa às suas necessidades e mãos a obra!


Até mais!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page