top of page

Como deixar sua cozinha limpa e pronta para usar!

Dicas de limpeza para sua ficar brilhando


Quem cozinha sabe. Ter uma cozinha sempre limpa e desinfetada além de tornar a atividade mais prazeirosa, também contribui para a qualidade do alimento e a saúde de quem o consome.

Mas para ter uma cozinha sempre limpinha e pronta para ser usada, é importante estar atenta a alguns pontos e equipamentos, que devem ser mantidos sempre higienizados.

Confira nossas dicas:


A Pia

Limpar a cuba da pia diariamente é imprescindível, isto porque ela retém parte da sujeira da louça lavada. Mas não basta lavar somente a área útil. Preocupe-se também com os cantinhos do rejunte e para isso você pode usar uma escova de dentes usada somente para esse fim. Você pode fazer a limpeza com uma bucha macia e sapólio. Ao final, jogue uma jarra de água quente para completar a desinfecção.

O tampo, deve ser limpo antes de cada utilização, uma vez que ele quase sempre é o apoio para realizar as atividades. Utilize um pano úmido com água e álcool antes de começar a trabalhar e ao final, use também detergente, que ajudará a remover com mais facilidade as sujidades.


A Coifa

Para garantir sua máxima eficiência faça a troca do filtro a cada três meses ou conforme a recomendação do fabricante. Dê preferência aos produtos originais, que garantem o melhor desempenho do equipamento. Durante a troca do filtro, realize também uma limpeza nas frestas e encaixes, que normalmente acumulam muita gordura.

Do lado externo, todas as semanas, utilize o lado macio da esponja com sapólio para retirar a gordura e um pano úmido com álcool para dar brilho.


A Geladeira

Para que sua geladeira esteja sempre limpa, a organização é o primeiro passo.

Organize os alimentos e guarde-os dentro de potes plásticos com tampa e que possam ser empilhados. Para facilitar, você pode identificar os potes com o conteúdo. Determine o melhor local para cada alimento de acordo com a refrigeração necessária.

Deixe na porta da geladeira os produtos mais consumidos, porém com peso mediano, para que não tombem ao abrir ou fechar a porta.

Na hora de limpar, procure retirar todas as peças removíveis, prateleiras, gavetas e grades e lave-os na pia. Utilize uma bucha macia com detergente e garanta que todo o sabão foi retirado no enxágue.

Dependendo da manutenção da organização, a geladeira deve ser limpa e organizada a cada 5 dias.

Outra dica é sempre ficar atenta á data de validade dos alimentos, principalmente dos perecíveis.

Para manter um cheiro neutro, coloque no fundo, em alguma prateleira, um copo com um pedaço de carvão, que deve ser trocado mensalmente.


O Micro-ondas

Muito utilizado na cozinha rápida e moderna, o micro-ondas é um dos vilões da boa higiene na cozinha. Por conter muitas frestas, aberturas e um painel de controle sensível, a higienização quase sempre é superficial.

Para uma limpeza eficiente, o aparelho deve estar na altura dos olhos de quem limpa e com um campo de visão total de todos os lados. Para limpar tanto dentro como fora, utilize um pano úmido com detergente neutro, com exceção do painel de controle, que deve ser limpo somente com um pano seco. Se necessário utilize uma escova de dentes macia para retirar restos de alimentos ou sujeiras das fretas e cantos onde o pano não alcança.

A limpeza do micro-ondas, dependendo da frequência de sua utilização deve ser realizada a cada três dias.

Uma dica interessante é utilizar as tampas próprias para micro-ondas. Elas, embora vazadas, ajudam a reter a umidade do alimento e a manter o interior do eletrodoméstico limpo por mais tempo.


O Fogão

Indispensável em quase todas as refeições, o fogão é o eletrodoméstico que mais suja e o que merece uma atenção especial.

Retire as bocas e grades para que seja lavada a parte. Elas podem ficar de molho em uma solução de água, detergente, álcool e água sanitária, considerando uma parte para cada e uma colher de detergente.

Para o tempo do fogão, é importante que a limpeza seja feita com um pano úmido com detergente, e no caso de manchas mais difíceis, o lado macio da bucha. Não esfregue com força para não riscar o alumínio. Para dar brilho, finalize com um pano com álcool.

Para manter a limpeza, que deve ser realizada diariamente, você pode utilizar papel alumínio para proteger o tampo. Existem no mercado diversos modelos que já simulam a abertura das bocas e os encaixes das grades e que facilitam a colocação e retirada.


O Forno

Considerado um dos mais trabalhosos de ser limpo, o forno pede quase sempre, produtos específicos. Normalmente, esses produtos trazem em sua embalagem a forma correta de utilização e em via de regra, precisam ficar de molho para agir com eficiência.

Fique atento as indicações do rótulo e sempre utilize luvas para manusear o produto e efetuar a limpeza.

Se o forno permitir, faça a retirada das grades para limpá-las na pia. Dessa forma será mais fácil concluir a limpeza.

Dependendo da frequência da utilização do forno, ele pode ser limpo a cada 15 ou 20 dias.


Até a próxima!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page